Tuesday, August 21, 2012

Portuguese pavements. Eduardo Nery: Concurso para reformulação do Martim Moniz (1981)


Pavimentação e Arranjo dos Espaços Exteriores do Largo Martim Moniz, (memória descritiva redigida na participação junto da equipa vencedora do concurso de renovação urbana do Martim Moniz, em 1981)

Propõem-se dois tipos de pavimentos distintos: a calçada de vidraço, que será utilizada em toda a área de intervenção, excepto nos pátios situados na encosta poente, os quais serão pavimentados em lajetas prefabricadas de betão, quadradas, com 40 x 40 cm.
Vários objectivos tentam ser atingidos, nomeadamente: 
- Fornecer à imagem urbana maior unidade e homogeneidade, generalizando a toda a área de intervenção os dois temas geométricos do círculo e do quadrado, com os quais se organizam diferentes padrões, com escalas visuais devidamente ajustadas aos diversos espaços. Com estes dois tipos de variações adapta-se o desenho do pavimento, quer à ampliação, quer à estreiteza dos espaços onde se situam, tirando igualmente partido dos ângulos de vista de onde podem ser apreciados. 
- Acentuar os principais percursos, por forma a que o traçado do desenho contribua para exprimir e caracterizar o tipo de movimento que se efectuará sobre esses pavimentos (peões), ou na sua proximidade (automobilistas), bem como determinados eixos de circulação, linhas de composição da arquitectura  (proposta ou preexistente), ou certos enfiamentos. 
-Compensar o claro-escuro ambiental, equilibrando a maior ou menor intensidade luminosa incidente sobre os pavimentos desenhados, através do jogo do branco-preto do vidraço, por tal forma que o branco domine nas ruas mais sombrias e, inversamente, se aumente a área ocupada pelo preto nos pavimentos mais expostos ao sol. 
- Diferenciar zonas de estar de zonas de passagem. Assim, tanto os pátios a meia encosta, como a praça principal foram desenhados com formas dotadas de dinamismo e de ritmo próprios, com a malha de composição a travar e a encerrar parcialmente esse movimento. Em contrapartida, as barras que acompanham a via principal de trânsito automóvel, em diagonal, e sobretudo os padrões das ruas pedonais, são caracterizados por um movimento fluído, muito mais livre, que acentua percursos dinâmicos, estabelecendo o necessário contraponto com as zonas de estar. 
- Integrar no desenho do pavimento parte das árvores e certo mobiliário urbano, bem como expressar certas idéias sugeridas por outros elementos preponderantes e polarizadores do espaço urbano. Assim, nas ruas mais estreitas os pavimentos integram na sua malha os círculos das caldeiras das árvores (e indirectamente o contorno das suas copas), e determinam a colocação dos quiosques, eles próprios desenhados com base na forma circular ou esférica. Por outro lado, como outro exemplo, a agitação da água da fonte situada no centro da praça principal comunica-se a todo o espaço circundante, através da ilusão do movimento centrífugo do desenho do pavimento. 
-  Finalmente, o rebatimento sobre o chão de duas fachadas da Capela de Nª Sª da Saúde reforça a sua integração na nova proposta urbana, ao mesmo tempo que acentua a sua força expressiva de elemento arquitectónico ímpar, fazendo irradiar o seu duplo (a sua imagem rebatida) ao espaço envolvente.

Eduardo Nery
-


[O autor deste blogue agradece a Eduardo Nery a autorização para publicar estes seus documentos (texto e fotos)]

Ver:

No comments: