Wednesday, September 26, 2012

Portuguese pavements. Eduardo Nery: Círculo em mosaico integrado no pavimento interior do Espaço-Museu, no Rabaçal (1965/1999)



Círculo em mosaico integrado no pavimento interior do Espaço-Museu, no Rabaçal, 1965/1999

O desenho em círculos em preto e branco, vibratório e em expansão, datado de 1965, ou seja, do início da minha fase inicial na Op Art, foi seleccionado pelo Director do Espaço-Museu, Dr. Miguel Pessoa que o conheceu como ex-libris num livro meu. Ele começou por pedir a minha autorização para ele ser executado num pequeno painel realizado por artífices do Museu de Conímbriga, segundo técnicas de mosaico correntes nos mosaicos romanos, aliás exposto neste museu.
Mais tarde, quando foi iniciada a construção deste espaço-museu, ele propôs-me desta vez, que esse meu desenho fosse ampliado e integrado no chão no interior do edifício, no pavimento em madeira no pisso térreo, mais precisamente no grande átrio que serve como espaço polivalente para exposições e conferências. Dei-lhe novamente a minha autorização, e foi executado pelos mesmos artífices em técnicas usadas no restauro dos mosaicos romanos.
A meu ver resultou muito bem o contraste entre este círculo em preto e branco com o pavimento em madeira que o contém, e resultou bem como uma pequena jóia da Optical Art, num espaço arquitectónico muito maior. Mas antes de mais, ele constitui um excelente trabalho em mosaico, equilibrando muito bem o rigor do desenho geométrico, com a grande qualidade da execução e da textura no detalhe.
                                                                                                Eduardo Nery






[O autor deste blogue agradece a Eduardo Nery a autorização para publicar estes seus documentos (texto e fotos)]

No comments: